Secretaria de Relações Internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais é o orgão da UNILA encarregado de estabelecer e manter relações com instituições e organismos representativos da comunidade internacional e latino-americano, em especial, no âmbito social, político e acadêmico, valorizando os aspectos geopolíticos e estratégi­cos.

Secretário de Relacões Internacionais (pró tempore)

Gerónimo de Sierra

Professor Titular de Sociologia na Universidade República Uruguai e membro Titular da Academia Ciências do Uruguai foi Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e foi também Diretor do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Realizou sua Graduação em Sociologia pela Universidade Católica de Louvain , Belgica. (1962-1965) e seu Mestrado pela Universidade Paris X (Nanterre) com a dissertação : Crisis política y militarismo en Uruguay; Orientador Alain Touraine. (1969-1973).

Concluiu seu Doutorado pela Escola de Altos Estudos em Ciencias Sociais, tese: Sistema Político, Rol del Estado y Desarrollo Dependiente en Uruguay ; orientador Alain Touraine. (1974-1978).

Atualmente é Membro da International Sociological Association.(ISA), da Latin American Study Association (LASA), da Asociación de Economistas y Sociólogos del Tercer Mundo, da Asociación de Sociólogos del Uruguay, do Comité Permanente de ISA, sobre Economía y sociedad e Membro da Sociedad de Estudios de América Latina y el Caribe - SOLAR.

Publicações recentes:

- Democracia, Gobernanza y Desarrollo en el Mercosur, Ed. Unesco. Montevideo 2007;

- América Latina. Una y Diversa: Teorías y Métodos para su análisis. (Co-organizador), Edit. Alma Mater, San José, 2008;

- Asimetrías internas y externas en el Mercosur; (Organizador); CLACSO-ASDI, Buenos Aires, 2009;

- La inserción internacional del Uruguay. Ed. Banda oriental, Montevideo,2011.

Equipe da Secretaria de Relações Internacionais

n/d