Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é responsável por assessorar a Administração Superior da Universidade nos assuntos relativos à investigação científica, à disseminação da sua produção e à formulação e execução de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Nesse sentido, a PRPPG dedica-se a estimular a vocação científica, em todos os níveis de ensino e em todas as áreas acadêmicas, através de programas que contemplam, entre outras ações, a concessão de bolsas de Iniciação Científica para os alunos da UNILA. A Pró-Reitoria se dedica a elaborar, propor e coordenar a política de pesquisa institucional, em consonância com a filosofia, os propósitos e a missão da UNILA e com as outras instâncias administrativas da Universidade.

Também é responsabilidade da PRPPG, o desenvolvimento institucional da pós-graduação na UNILA. No caso dos cursos stricto sensu - em desenvolvimento - essa tarefa é realizada em conjunto com os pesquisadores que coordenam as Cátedras Latino-Americanas promovidas pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), assim como os professores seniores, doutores com ampla experiência nas suas áreas de pesquisa que atuam na estruturação pedagógica da Universidade.

Para atender a todas as demandas, a Pró-Reitoria se estruturou em dois departamentos: Departamento de Pesquisa e Departamento de Pós-Graduação, assistidos pela Divisão de Apoio Administrativo e a Divisão de Registro e Logística. O objetivo é que a PRPPG também tenha, em breve, uma Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, que coordenará e executará todas as tarefas administrativas dos cursos de pós-graduação da UNILA.

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Andrea Ciacchi

Formado em Antropologia na Universidade de Roma (1984), concluiu Mestrado em Letras na UFPB (1988), Doutorado em Estudos Ibéricos na Univ. de Bolonha (1993) e Pós-Doutorado no Departamento de Antropologia da UNICAMP (2007). É professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), depois de ter sido docente na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará e professor de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba de 2000 a 2010. Antes (1994-1999), foi docente e pesquisador no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB.

Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Departamento de Pesquisas