Enviar por email:

Compartilhe esta notícia, enviando-a por e-mail.


Acesso à Informação

Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

Qual é o meio de ingresso na UNILA? Preciso prestar vestibular?

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) utiliza sistema próprio de seleção de alunos para os cursos de graduação. Há duas formas de ingresso: uma para alunos brasileiros e outra para os alunos provenientes dos demais países latino-americanos. No caso dos brasileiros, a seleção é feita exclusivamente com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Não é necessário, portanto, realizar prova de vestibular. Já os candidatos estrangeiros são selecionados em seu próprio país de origem, pelo respectivo Ministério da Educação.

A UNILA adota o sistema de cotas?

Não. Na UNILA, existe uma bonificação na nota para alunos oriundos de escolas públicas. A bonificação é acrescida da nota conforme o número de anos que o aluno cursou o Ensino Médio na rede pública (um, dois ou os três). Porém, não é estipulado um limite de vagas para estes alunos.

Já possuo um diploma de graduação. Preciso prestar o ENEM também para ingressar na UNILA?

A UNILA pode, havendo disponibilidade de vagas, promover processo seletivo extravestibular para ingresso nos cursos de graduação. As vagas podem ser oferecidas nas categorias de reingresso, transferência externa voluntária e portador de diploma de curso superior. No caso de portador de diploma, o candidato só poderá requerer vaga para um único curso, conforme edital específico. Fica a cargo da Pró-Reitoria de Graduação determinar a abertura de ingresso extravestibular, quando pertinente, bem como o número de vagas disponível para cada curso.

Quais são os cursos de graduação oferecidos pela UNILA?

Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana
Arquitetura e Urbanismo
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina
Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento
Cinema e Audiovisual
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Engenharia Civil de Infraestrutura
Engenharia de Energias Renováveis Geografia – Território e Sociedade na América Latina
História da América Latina
Letras – Artes e Mediação Cultural
Música
Relações Internacionais e Integração
Saúde Coletiva

Os cursos de graduação da UNILA são reconhecidos pelo MEC?

As Universidades Federais têm autonomia para iniciar a oferta de um curso de graduação, independentemente de autorização do Ministério da Educação. O reconhecimento, entretanto, deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. Pelo fato de a UNILA ter iniciado suas atividades acadêmicas há cerca de dois anos, os cursos de graduação ainda não atingiram o estágio necessário para o processo de reconhecimento.

As aulas são ministradas em português ou em espanhol?

Na UNILA, tanto o espanhol quanto o português são idiomas oficiais. Portanto, o professor normalmente ministra a aula em seu idioma materno. Porém, o aluno pode optar por fazer as provas em seu próprio idioma.

Como funciona o programa de Assistência Estudantil da UNILA?

O Programa de Assistência Estudantil da UNILA tem como objetivo possibilitar a permanência de seus alunos no ensino superior público federal. Para isso, oferece condições que permitem a inteira dedicação aos estudos. Tal programa cumpre a determinação do Decreto Presidencial nº 7.234/2010, que estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Desta forma, a UNILA oferece aos alunos várias formas de auxílio, conforme o perfil socioeconômico apresentado. Entre as ações de Assistência Estudantil, destacam-se: moradia, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, e outras. Para solicitar qualquer benefício, o aluno interessado deve preencher um formulário disponível na Secretaria de Assistência Estudantil e Assuntos Comunitários (SAEC).

Todos os alunos têm direito aos benefícios? Existem diferenças entre brasileiros e estrangeiros?

Para fazer jus aos benefícios da Assistência Estudantil, o aluno precisa se enquadrar nos critérios socioeconômicos. Após preencher o formulário, a SAEC faz a avaliação e divulga o resultado em poucos dias. A regra é a mesma para alunos brasileiros e estrangeiros.

Quais os cursos de pós-graduação que a UNILA tem?

Atualmente dois cursos de pós-graduação estão em andamento na UNILA: Especialização em Tecnologias Sociais e Especialização em Energias Renováveis com Ênfase em Biogás. A instituição está fazendo um planejamento sobre os cursos e programas de pós-graduação que poderão ser ofertados nos próximos anos, os quais deverão priorizar temáticas voltadas para a integração e o desenvolvimento do continente latino-americano.

Como faço para me candidatar a uma bolsa de pesquisa na UNILA?

Para se candidatar é necessário cumprir os requisitos estabelecido nos editais de pesquisa, que podem ser acessados aqui. As bolsas de pesquisa da UNILA são destinadas apenas a alunos matriculados na instituição. Não há bolsas para professores ou pesquisadores externos.

Quais são os projetos e programas de pesquisa da UNILA?

A lista dos projetos de investigação científica, associados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNILA, estão disponíveis aqui.

Como posso participar dos projetos de extensão da UNILA?

A comunidade da UNILA pode participar como coordenador(a), bolsista, voluntário(a) ou orientador(a). Na extensão existem duas modalidades de bolsa - de projeto e de programa -, que possuem editais anuais específicos para cada um, que podem ser acessados aqui.  Conheça mais sobre os programas e projetos em vigência neste link.

Como ingressar no quadro de servidores da UNILA?

Por se tratar de uma instituição pública federal, de natureza jurídica autárquica, o provimento para os cargos técnico-administrativos, assim como para as vagas de docentes da UNILA, se dá por meio de concurso público. A UNILA também pode contratar professores visitantes – com contrato de, no máximo, dois anos – por meio de processo seletivo simplificado.

Como funciona o concurso público para docentes?

O concurso público para docentes consta das seguintes fases: prova escrita (de caráter eliminatória); prova de desempenho didático (eliminatória); defesa de proposta de atuação acadêmica (caráter eliminatório); e prova de títulos (caráter classificatório).

Como é o processo seletivo simplificado para professor visitante?

Os candidatos serão avaliados por uma banca de professores de diversas áreas, que irão analisar o curriculum e a proposta acadêmica dos docentes inscritos, sob uma perspectiva interdisciplinar e de integração latino-americana, que são as bases do projeto da UNILA.

Como funciona o programa de Cátedras?

As Cátedras do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) orientam o planejamento dos cursos de graduação, pós-graduação e de futuros mestrados e doutorados, nacionais e internacionais da UNILA. Cada cátedra tem um patrono, que é necessariamente um nome latino-americano com relevante contribuição acadêmico-científica associada a uma área do saber, e um fundador, escolhido por seu alto prestígio acadêmico-científico na respectiva área de conhecimento e com reconhecida competência internacional em sua especialidade. A cátedra atribui aos alunos de pós-graduação regularmente matriculados 1 (um) crédito correspondente à presença obrigatória nas 12 horas de seminários-conferências e em 3 (três) horas complementares de atividades sob a coordenação dos professores-tutores associados às diferentes Cátedras.

Qual é o orçamento da UNILA e como é constituído?

Para 2012, o orçamento aprovado pelo Ministério de Educação foi de R$ 131 milhões, sendo que aproximadamente R$ 70 milhões tem como destino a construção do campus da instituição. A segunda maior parte é destinada a pagamento de pessoal, entre técnicos-administrativos e docentes. Para o ano de 2013, a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), deve enviar a previsão de orçamento para aprovação também do MEC, o que deve acontecer até o final do ano.

Qual o custo da obra de construção do campus e qual o prazo?

Há previsão de que a todo o campus seja construído em três etapas, que dependem de processos licitatórios próprios. Até o momento, está em execução apenas a primeira etapa, a cargo do Consórcio Mendes Júnior Schahin. Esta etapa inclui o prédio central, de 23 andares, o prédio de salas de aulas, o restaurante universitário e a galeria central, composta de parte subterrânea com sistemas metal-mecânicos, hidráulicos, de condicionamento de ar, entre outros. Demais informações sobre a construção do prédio e sobre o projeto podem ser encontradas na aba Novo Campus. A coordenação da obra é feita pela Superintendência de Implantação do Campus (SIC).

Onde estão contratos e licitações da UNILA? Como ter acesso?

Todos os contratos e licitações, inclusive pregões abertos e aqueles já encerrados, podem ser acessados no portal da instituição, na aba vertical “Licitações”, e no site do governo federal www.comprasnet.gov.br . O acesso é gratuito e aberto a todos.

tradutor

Wladimir Geraldo Rodrigues Antunes

wladimir.antunes@unila.edu.br

webdesign

Santángelo diseño

santangelodiseno